Campanha do agasalho pet da Cobasi salva animais carentes do frio! Vamos ajudar?
19 de junho de 2019
Exibir Tudo

Por que as baleias jubarte vêm ao Brasil de agosto a novembro?

baleias jubarte para reprodução

litoral da bahia recebe baleias jubarte para reprodução

Elas quase sumiram do mapa, quando eram caçadas sem dó para virar comida e serem esquartejadas para uso industrial.  Seu óleo era usado para cosméticos e até na construção civil.

Sim, os humanos quase acabaram com as gigantes do mar.

Em alguns lugares pelo mundo, a caça ainda é permitida. Aqui, a caça é proibida desde 1987.

Em 1996, nasceu a ONG Instituto Projeto Jubarte, e hoje temos um santuário de baleias, com garantia de proteção a elas.

Por que elas vêm ao Brasil?

Todos os anos elas saem da Antártida para o Brasil, para copular e reproduzir. De julho a novembro, a Bahia vira o maior berço reprodutivo da espécie, justamente em Abrolhos.

É possível vê-las em passeios que saem de Porto Seguro e Arraial d’Ajuda. Em Arraial, ver os gigantes do mar faz parte das experiências de imersão na natureza oferecidas pelo Hotel Maitei.

Um adulto pode medir até 16 metros e pesar 40 toneladas, o mesmo que de oito elefantes juntos. A expectativa de vida é de uma baleia é de 60 anos.

Essas gigantes são extremamente cuidadosas com seus bebezões.

Um filhote costuma medir 4 metros e pesar 1,5 tonelada (1.500 quilos). Elas dão a luz por aqui. Após nadar e respirar o bebê mergulha para  mamar.

O leite das baleias possui um alto teor de gordura, cerca de 40%, para que eles ganhem 30 quilos por dia e a camada de gordura da pele fique espessa.

Embora com pele fina, as baleias possuem uma espessa camada de gordura que serve como um isolante, para protegê-las do frio e como reserva de energia. A camada pode medir mais de 15 centímetros.

As gigantes do mar são protetoras, protegem não só seu filhote como também outros bichos, como focas e leões marinhos de predadores.

Vê-las na Bahia é um privilégio que podemos ter todos os anos.

Amantes de animais

Curte viagens de observação de animais e também as pet friendly? Segue a gente no Instagram: Patas ao Alto e Lado B Viagem!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *