
Eles sangram, passam o dia sem água e sem comida e são obrigados a puxar charrete o dia todo. Depois, dormem em lugares apertados e com fome. Quando soltos, chegam a comer lixo por desespero.
Cavalos e bodes sofrem para puxar carroças. E o turista paga por isso em Petrópolis (RJ).
Eles chegaram a desmaiar no meio da rua, por exaustão. Gente amada, que graça tem pagar para escravizar um bicho? Por que vocês fazem isso? Os supostos donos dos bichos sei que é pelo dinheiro.
Mas e quem paga por isso? Turistas, que prazer há em ver o sangue do animal?
Bodes. Esses bichos são condenados a puxar carroças com crianças.
Mas que belo exemplo dado a uma criança. Crie assim mesmo, para que ela ache normal a escravidão e crueldade. Para que aprenda a cultivar a soberba de fazer um bicho exausto puxar sua carroça. Por prazer. Sua criança virará um adulto fantástico.
A prefeitura de Petrópolis respondeu as questões de protetores, e o texto está abaixo. E Â outras cidades que têm cavalos escravos, como Monte Verde, em MG, onde já vi, além de mais municípios que são destinos de turistas. O que vocês alegam?
Sabe como resolver? No dia em que você, humano, passar a raciocinar e não pagar mais por isso. Só assim.
Na internet, houve uma manifestação. E as pessoas fizeram cartazes, veja os melhores.
+ Curta e veja muito mais no Facebook!
+ Sigam-me os bons. Só os bons
Resposta da prefeitura de Petrópolis
1 – Cavalos desmaiam no meio da rua por exaustão, como na foto
A Prefeitura resgatou um cavalo que caiu por exaustão no dia 11 de junho. Ele foi cuidado pela médica veterinária do Núcleo de Bem-Estar Animal, Rosana Portugal. Está curado e sob a tutela do município. Seu proprietário – um charreteiro que realizava o tradicional passeio de Vitórias no Centro Histórico da cidade – foi punido com a cassação definitiva da licença e perda da posse do animal. Não poderá sequer conduzir outra charrete.
Vale lembrar que o atual governo foi o primeiro a promover a regulamentação da atividade de charretes no mandato anterior, portanto, as medidas estão sendo retomadas para que se possa promover a posse responsável dos animais e o devido cuidado.
2 – Cavalos são encontrados abandonados e com ferimentos
Petrópolis possui bairros com características rurais, e por esse motivo alguns cavalos são encontrados nas ruas, aparentemente em busca de pasto. Mas estes proprietários nada têm a ver com as charretes do Centro Histórico. Nestes casos, o município intervém por meio da Guarda Civil que pode ser acionada pelo telefone 158 para a busca e apreensão do animal. Houve também um caso este ano em que a Guarda foi acionada para resgatar um animal que realmente estava ferido. Novamente o Núcleo de Bem-Estar Animal da Prefeitura esteve presente e resgatou o animal para prover os cuidados necessários. O proprietário não foi encontrado.
3 – Cavalos passam fome e ficam com ossos í mostra, sem que nada seja feito, como na foto também
As fotos mostram dois cavalos: Um que caiu, conforme relato acima. e outro que nada tem a ver com charrete e sim com a irresponsabilidade humana. Como já foi dito, o mesmo foi resgatado, recebeu soro, medicação e teve todo o tratamento através do Núcleo de Bem-Estar Animal. Â Infelizmente veio a óbito e sua imagem tem sido utilizada como símbolo.
A Prefeitura não compactua com a irresponsabilidade humana e o Núcleo de Bem-Estar Animal está se organizando para promover campanhas de educação e de posse responsável. O prefeito também já autorizou a transformação do Núcleo em Coordenadoria de Bem-Estar Animal, ligada diretamente ao gabinete.
4 – O veterinário da prefeitura que deveria cuidar dos bichos não está na ativa
A afirmação não é correta. A veterinária Rosana Portugal tem realizado todos os esforços necessários no exercício de suas funções e já promoveu todos os serviços solicitados pela Prefeitura, como exame periódico nos cavalos que conduzem as charretes no Centro Histórico e tarefas educativas de orientação e cuidados com os animais, além de voluntariamente frequentar o curral de apreensão a qualquer hora do dia ou da noite.
5 – Bodes puxam carroças. Nova modalidade. Também tem foto. Isso é permitido? 6 – Em inúmeros lugares já foram aprovadas leis que proíbem carroças, vistas como crueldade. Por que a Prefeitura ainda permite que os bichos trabalhem assim?
Carroças puxadas por animais maltratados é crime. Charretes conduzidas por animais saudáveis e bem tratados não constitui crime. A veterinária Rosana Portugal reitera o convite para conhecer o trabalho realizado em Petrópolis, e lembra que a cidade possui regulamentação dos serviços de charretes (Vitórias) desde 2004. A Prefeitura também promove um serviço, em parcerias com ongs locais, para a castração de animais de rua (cães e gatos) e incentiva o cuidado e a responsabilidade de posse.
Veja também
+ Transfusão de sangue rara entre cão e gato salva vida de felino envenenado
+ Cachorra samoieda encontrada em carne viva ganha nova chance
+ Após 30 anos, macacos usados como cobaias ganham a liberdade. Emocione-se!
+ Cão reencontra o dono 6 meses depois. Emocione-se com ele
 + Quer  xeretar o que rola na minha vida?