Enfiar uma espora na barriga do cavalo para que ele corra desesperado, a fim de ajudar o peão a derrubar com violência uma vaca aterrorizada na arena. Quanto mais violento, mais pontos eles ganham. Maltratar animais é esporte? Orgulho nacional?
í‰ Â brutalidade. Daqui a uns anos, olharemos para a vaquejada como olhamos hoje para a arena de gladiadores, que enfrentavam e tinham que matar ursos e leões com espadas, em um massacre sangrento exibido a uma platéia ensandecida.
Hoje perguntamos: mas como essa ignorância acontecia e era aplaudida? Temos a chance de proibir agora.
Um projeto a ser votado hoje quer que essa crueldade vire Patrimônio cultural. Você tem orgulho do sofrimento?
O PLC 24 a favor da vaquejada e rodeio está em votação. E você pode e deve ajudar a derrubar. Tem até um projeto que criminaliza a prática, e este sim, tem mais de 90% de aprovação da população.
Escreva um email para estes endereços abaixo com este conteúdo, só copiar e colar:
Assunto: Repúdio ao PLC 24/2016
Prezados Senadores e Senadoras.
Aproveito o pedido de vistoria ao PLC 24/2016 para reafirmar que o repudio com veemência e solicitar o estudo com a máxima cautela sobre o assunto.
Peço que, por favor, atentem í s duas consultas públicas feitas pelo próprio Senado, que mostram como a sociedade diz NÃO a estas práticas cruéis com os animais:
– Primeiramente sobre este próprio PLC 24/2016: Â https://www12.senado.leg.br/ecidad…/visualizacaomateria…
– A segunda sobre o PLS 250/2015 sobre defesa e bem-estar animal, ao qual criminaliza estas práticas como crueldade e tem mais de 90% de aprovação em consulta pública:Â https://www12.senado.leg.br/ecidad…/visualizacaomateria…
Além das consultas públicas feitas pela mídia, todas mostrando que a população em geral é contrária a este PLC.
Tortura não é cultura! Ainda mais esta prática importada dos EUA, seria uma afronta í cultura nacional (tão rica em sua diversidade genuína) torná-la patrimônio imaterial do Brasil.
Além disso, rodeios, vaquejadas e afins constituem crime ambiental segundo o Artigo 225 da nossa Constituição Federal, afinal, boi só pula porque está estressado (não é um comportamento natural do animal), boi só foge porque tem medo. Milhares de laudos, quebra de membros e até mesmo comuns sacrifícios de animais que participam destas práticas atestam os maus tratos.
Um “esporte” onde um dos competidores não escolheu participar, não é esporte. í‰ tortura, é escravidão, crueldade e maus tratos!
Contamos com o seu apoio para representar os anseios da sociedade como um todo e não apenas daqueles que se beneficiam com as práticas.
Obrigado.
[SEU NOME]
E-mail dos senadores (só copiar e colar):
imprensa@senado.leg.br; acir@senador.leg.br; aecio.neves@senador.leg.br; aloysionunes.ferreira@senador.leg.br; alvarodias@senador.leg.br; ana.amelia@senadora.leg.br; angela.portela@senadora.leg.br; antonio.anastasia@senador.leg.br; antoniocarlosvaladares@senador.leg.br; joao.capiberibe@senador.leg.br; katia.abreu@senadora.leg.br; lasier.martins@senador.leg.br; lindbergh.farias@senador.leg.br; lidice.mata@senadora.leg.br; lucia.vania@senadora.leg.br; magno.malta@senador.leg.br; marcelo.crivella@senador.leg.br; marta.suplicy@senadora.leg.br; omar.aziz@senador.leg.br; otto.alencar@senador.leg.br; paulo.bauer@senador.leg.br; paulopaim@senador.leg.br; paulo.rocha@senador.leg.br; raimundo.lira@senador.leg.br; randolfe.rodrigues@senador.leg.br; reginasousa@senadora.leg.br; reguffe@senador.leg.br; renan.calheiros@senador.leg.br; ricardo.ferraco@senador.leg.br; ricardo.franco@senador.leg.br; roberto.requiao@senador.leg.br; robertorocha@senador.leg.br; romero.juca@senador.leg.br; romario@senador.leg.br; ronaldo.caiado@senador.leg.br; rose.freitas@senadora.leg.br; simone.tebet@senadora.leg.br; sergio.petecao@senador.leg.br; tasso.jereissati@senador.leg.br; telmariomota@senador.leg.br; valdir.raupp@senador.leg.br; vanessa.grazziotin@senadora.leg.br; vicentinho.alves@senador.leg.br; waldemir.moka@senador.leg.br; pinheiro@senador.leg.br; wellington.fagundes@senador.leg.br; wilder.morais@senador.leg.br; zeze.perrella@senador.leg.br