Por Andrea Miramontes

Saiba como é a doação de sangue de animais: pode salvar vidas!

veterinary surgeon is giving vaccine to the dog German Sheph
Cãs e gatos podem doar sangue e ajuda a salvar outros bichos

Assim como o humano, cachorros e gatos podem ser doadores de sangue. E salvam vidas! Normalmente, não há bolsasa de sangue suficientes nos hospitais.

D acordo com a Dra Bianca Pechinin, médica veterinária da Chanelle Pet Boutique, os pets precisam preencher os seguintes requisitos:

– Cães precisam ter o peso maior ou igual a 25 quilos, estar saudável, ser dócil, pois não se recomenda a sedação. Não podem ser obesos.

– Quanto as fêmeas, não podem estar no cio ou prenhe. Ter entre 1 a 8 anos de idade, com vacinação e vermifugação em dia e não ter realizado transfusão anteriormente.

– Para os gatos, os requisitos são: ter o peso maior ou igual a 4 quilos e meio e estar saudável. Eles são sempre sedados durante os procedimentos, pois dificilmente eles ficam quietos. Não podem ser obesos. E no caso das fêmeas, não podem estar no cio ou prenhe. í‰ necessário ter entre 1 a 8 anos de idade, estar vacinado e vermifugado. Um detalhe importante é que o gato não pode ter realizado transfusão anteriormente.

Para a realização do procedimento da doação, a Dra. Bianca explica que é coletada uma amostra de sangue do doador, onde serão realizados os exames: com hemograma, teste para erliquiose, dirofilariose, doença de Lyme, anaplasmose, brucelose e leishmaniose, no caso dos cães.

Os exames para os gatos são: hemograma e sorologia para o ví­rus da leucemia felina (FELV) e para o ví­rus da imunodeficiência felina (FIV). Em alguns casos, se o receptor já recebeu alguma doação antes será realizado também o teste de compatibilidade sanguí­nea.

Após a confirmação do estado de saúde do doador, o mesmo é acomodado em um ambiente calmo e tranquilo onde será realizada a raspagem dos pelos na região do pescoço. Com o auxilio de uma agulha será feita a coleta pela veia jugular do sangue. í‰ um procedimento rápido e pouco indolor. Após a doação, os cães são liberados para casa e já podem se alimentar normalmente, porém, os gatos precisam esperar passar o efeito da sedação e assim serão liberados.

Estamos nas redes!

Siga o Patas no Facebook e veja os ví­deos mais lindos

Twitter da Maga: Sigam-me os bons!

Espie nossa vida no Instagram

Mais recentes

Com 30,2 milhões de cães e gatos abandonados no Brasil, Fórum Animal convida candidatos às eleições a aderirem à causa

A Frente Legal Animalista do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, por meio da iniciativa “Pauta Animalista Municipal (PAM)”, apresenta importantes temas voltados...

Conheça a Nursevet, enfermeiros pet home care que ajudam a salvar vidas

Salvar animais, evitar internação hospitalar do pet, quando possí­vel, e prolongar a qualidade de vida de inúmeros bichos. Essa é a Missão de Miriam de...

Suporte Salvadog ajuda cachorros idosos e com problemas ortopédicos a voltar a andar

Zeca perdeu os movimentos das perdas traseiras. Foi um choque. Com a ajuda de veterinários, fisioterapia e do suporte Salvadog, Zecão, o caramelo resgtatado @patasaoalto,...

A verdade sobre os pit bulls

Esqueça a imagem ruim criada sobre os cachorros da raça pit bull. Extremamente dóceis e fiéis, esses animais foram muito difamados por serem criados da forma...