Por Andrea Miramontes

Cães e gatos podem ter febre amarela?

Não. Mas precisam mesmo assim de proteção contra mosquitos, pois podem sim pegar outras doenças muito graves.

“Humanos e os macacos são os únicos hospedeiros da enfermidade que é transmitida por meio da picada de um mosquito infectado”, explica Priscila Brabec, veterinária e gerente de produtos da unidade PET da Ceva Saúde Animal,

Relembro aqui. Macacos NÃO transmitem febre amarela. Portanto, parem de machucar e matar macacos!

Se um cão for picado por um inseto transmissor, poderá ocorrer uma coceira no local, mas isso não significa que os animais estão totalmente protegidos. Além de causar uma série de incômodos, os mosquitos são responsáveis pela transmissão de diversas doenças como a Leishmaniose e a Dirofilariose.

A Dirofilariose, popularmente conhecida como “verme do coração”, é comum em cidades litorâneas e de clima tropical. A transmissão da doença é feita principalmente pelo mosquito Aedes aegypti.

Normalmente, a doença do coração se manifesta através de forma cardiopulmonar, comprometendo o coração e o pulmão.

Os sintomas associados são emagrecimento, intolerância ao exercí­cio, tosse, letargia, dispneia, sí­ncope e distensão abdominal.

Outra doença que tem o mosquito como vetor é a Leishmaniose. Essa zoonose de alto poder endêmico é transmitida para os cães através da picada de um mosquito infectado.

Tem, tratamento, nada de matar o cão.  Mas um animal positivo para leishmaniose serve como reservatório para o vetor, aumentando assim o risco de transmissão da doença.

Os cães podem demorar até dois anos para manifestar os sintomas que são problemas dermatológicos como alopecia, úlceras, descamações, feridas de difí­cil cicatrização, principalmente no focinho, olhos e orelhas.

í‰ comum também o crescimento anormal das unhas. Tem que prevenir, com coleiras especí­ficas, remédios tópicos e ambientes muito limpos.

“Essas doenças são graves e podem até mesmo levar os animais ao óbito. Por isso, é importante que os cães estejam sempre protegidos contra a picada de insetos, através do uso de produtos repelentes”, explica Priscila.

Para ajudar na proteção dos cães, a Ceva Saúde Animal desenvolveu o Vectra 3D, com uma formulação inovadora que associa três princí­pios ativos. O produto repele e mata os mosquitos, reduzindo as chances de transmissão de enfermidades. Além disso, também oferece proteção contra pulgas e carrapatos.

í‰ produto tópico, que fica na superfí­cie da pele e dos pelos. Ele começa a agir 1 hora após a aplicação e protege o cão durante quatro semanas contra mosquitos e flebótomos.

 

Mais recentes

Com 30,2 milhões de cães e gatos abandonados no Brasil, Fórum Animal convida candidatos às eleições a aderirem à causa

A Frente Legal Animalista do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, por meio da iniciativa “Pauta Animalista Municipal (PAM)”, apresenta importantes temas voltados...

Conheça a Nursevet, enfermeiros pet home care que ajudam a salvar vidas

Salvar animais, evitar internação hospitalar do pet, quando possí­vel, e prolongar a qualidade de vida de inúmeros bichos. Essa é a Missão de Miriam de...

Suporte Salvadog ajuda cachorros idosos e com problemas ortopédicos a voltar a andar

Zeca perdeu os movimentos das perdas traseiras. Foi um choque. Com a ajuda de veterinários, fisioterapia e do suporte Salvadog, Zecão, o caramelo resgtatado @patasaoalto,...

A verdade sobre os pit bulls

Esqueça a imagem ruim criada sobre os cachorros da raça pit bull. Extremamente dóceis e fiéis, esses animais foram muito difamados por serem criados da forma...