Por Andrea Miramontes

Veja cinco cuidados com seu cão ou gato durante os jogos da Copa

Brasil venceu o México e vem mais emoção por aí­. Infelizmente, muita gente ainda solta fogos de artifí­cio – que deveriam ser proibidos com barulho.

Além do risco de o bicho ter um ataque c cardí­aco, é possí­vel que aconteçam fugas e acidentes como atropelamentos durante as comemorações.

Em alguns casos mais graves, veja com o veterinário algum remédio calmante próprio para bicho e na dosagem correta para ajudar a acalmá-lo. JAMAIS dê remédio de pessoas para os animais, você pode matar seu bicho.

“Para evitar que o pet fique assustado com o barulho natural das comemorações, por exemplo, o ideal é acostumá-lo previamente. Devemos promover uma atividade prazerosa, como brincadeiras, e gradualmente expor o animal a estí­mulos barulhentos.

Nas primeiras vezes em que o pet apresentar sinais de medo, tente associar o momento a algo positivo, oferecendo a ele um petisco ou seu brinquedo preferido como forma de carinho.”, explica a Dra. Flavia Rossi, Médica-Veterinária da Mars Petcare.

A Pedigree, que ajuda em adoção de bichos há10 anos, bolou 5 dicas para aplicar durante esse perí­odo de jogos:

1)      Mantenha os pets em um local seguro e acolhedor

Para evitar o desconforto e agitação do animal durante o momento de chegada e saí­da de pessoas em sua casa, procure um espaço confortável e mais isolado para que ele se sinta seguro.

Para que o pet não se sinta deslocado, importante que o espaço escolhido seja familiar e que sua caminha, recipiente de água e alimento estejam lá.

2)      Cuidado com a comida dos convidados

Alguns alimentos são tóxicos para eles, incluindo cebola, uva, alho, álcool, chocolate, abacate, entre outros.

Por isso, tome cuidado para que o pet não tenha acesso aos quitutes da festa. nSe sua vontade é integrá-lo í s comemorações, a recomendação é oferecer a ele um petisco próprio para pets.

3)      Cuidado com o barulho

A audição dos animais é mais sensí­vel que a nossa. Por esse motivo, barulhos altos tendem a causar medo e assustá-los.

A dica é deixar o pet em um local familiar, com som ambiente como, por exemplo, TV ou rádio ligados em volumes apropriados. Isso reduz o stress e mascara o barulho.

4)      Mantenha seu pet longe da sujeira da festa

í‰ importante prestar atenção a objetos que o pet pode engolir. Copos plásticos, guardanapos e toda a sujeira da festa devem ser sempre jogados no lixo .

5)      Evite fuga

Ao terminar a festa certifique-se que o pet está em casa e não escapou durante a despedida dos convidados.

A agitação da saí­da das pessoas pode confundir o pet e, caso ele esteja estressado, ser a oportunidade perfeita para uma possí­vel fuga.

Fique sempre atento e sempre deixe seu cão ou gatinho com plaquinha de identificação no pescoço.

Mais recentes

Com 30,2 milhões de cães e gatos abandonados no Brasil, Fórum Animal convida candidatos às eleições a aderirem à causa

A Frente Legal Animalista do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, por meio da iniciativa “Pauta Animalista Municipal (PAM)”, apresenta importantes temas voltados...

Conheça a Nursevet, enfermeiros pet home care que ajudam a salvar vidas

Salvar animais, evitar internação hospitalar do pet, quando possí­vel, e prolongar a qualidade de vida de inúmeros bichos. Essa é a Missão de Miriam de...

Suporte Salvadog ajuda cachorros idosos e com problemas ortopédicos a voltar a andar

Zeca perdeu os movimentos das perdas traseiras. Foi um choque. Com a ajuda de veterinários, fisioterapia e do suporte Salvadog, Zecão, o caramelo resgtatado @patasaoalto,...

A verdade sobre os pit bulls

Esqueça a imagem ruim criada sobre os cachorros da raça pit bull. Extremamente dóceis e fiéis, esses animais foram muito difamados por serem criados da forma...