A venda de foie gras, patê de fígado de pato ou ganso, pode, finalmente, ser proibida em São Paulo.
Está em julgamento pelo Supremo Tribunal Federal a constitucionalidade da Lei 16.222, que proíbe a venda de foie gras, patê feito de fígado de ganso ou pato.
A legislação foi sancionada em 2015, mas a Associação Nacional de Restaurantes (ANR) entrou com ação para revogar a decisão. E conseguiu suspender.
Por que a iguaria é cruel?
Foie gras em francês significa “fígado gordo”. O nome vem da crueldade a que os gansos e patos são submetidos para a sua elaboração.
Os animais são alimentados continuamente por um tubo rígido de 30 centímetros que atravessa a garganta, forçando a ingestão de um um quilo de pasta de milho em uma única refeição.
í‰ o equivalente a um humano comer 12 quilos de comida pastosa em uma única refeição.
A produção é um show de horror. Se tiver estômago, clique aqui para ver exatamente a que esses animais são submetidos.
Os alimentos são ricos em energia, com alto teor de carboidrato, baixo teor de proteínas para que os animais atinjam rapidamente o ponto ideal.
O tratamento faz com os gansos e patos desenvolvam esteatose hepática, uma doença grave, em que o fígado do animal aumenta 10 vezes o seu tamanho.
Muitos animais morrem antes do abate. “Foie gras pode ser traduzido por fígado doente. í‰ uma crueldade que não se justifica. Pouquíssimas pessoas podem pagar R$ 100 por 75 gramas. No entanto, milhares de animais são torturados para satisfazer esse apetite pelo fígado de um animal doenteâ€, diz Carla Lettieri, Diretora Executiva da Animal Equality Brasil.
Onde foi proibido?
O foie gras já foi banido dos cardápios restaurantes das capitais Florianópolis (SC) e Goiânia (GO), além Blumenau (SC), Santa Bárbara d´Oeste (SP). Sorocaba (SP) e Piracicaba (SP), graças a legislações municipais.
Em 17 países ao redor do mundo a produção está proibida.
São eles Alemanha, Argentina, íustria, Dinamarca, Finlândia, Irlanda, Israel, Itália, Luxemburgo, Noruega, Países Baixos, Polônia, Reino Unido, República Tcheca, Suécia, Suíça, Turquia e índia, onde a importação também é ilegal.
Siga o Instagram @patasaoalto para ficar por dentro da proteção animal
https://www.instagram.com/tv/CIqFUOYji5y/