Por Andrea Miramontes

Com 30,2 milhões de cães e gatos abandonados no Brasil, Fórum Animal convida candidatos às eleições a aderirem à causa

A Frente Legal Animalista do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, por meio da iniciativa “Pauta Animalista Municipal (PAM)”, apresenta importantes temas voltados para a proteção dos animais nas cidades.

Mais de 30 milhões de cães e gatos vivem em condições de abandono nas ruas, fome ou maus-tratos no Brasil.

Destinada a candidatos a cargos de prefeito e vereador nas eleições de 2024, a PAM reforça a urgência de inserir a causa animal í s plataformas polí­ticas nas campanhas municipais e depois, se forem eleitos, í s ações de polí­ticas públicas do Executivo e Legislativo.

Até o dia 17 de setembro, 366 candidatos de todo o paí­s assinaram o compromisso, sendo 190 adesões na Região Sudeste, 79 no Sul, 67 no Nordeste, 21 no Centro-Oeste e 9 na região Norte.

O prazo termina em 30 de setembro e os nomes de todos os signatários estão sendo divulgados no site www.frenteanimalista.org.br/eleicoes2024.

De acordo com o Fórum Animal, a Pauta Animalista Municipal busca o comprometimento em torno de iniciativas que permitam o avanço das polí­ticas públicas em prol dos animais nos municí­pios brasileiros, além de auxiliar os eleitores, interessados nessa causa, em relação í s escolhas de seus candidatos no pleito deste ano.

A pauta mí­nima traz 11 temas essenciais para que os candidatos possam atuar em seus futuros mandatos, caso sejam eleitos. Entre eles estão a importância de polí­ticas de manejo populacional de cães e gatos, promoção de atividades educativas, polí­ticas para animais explorados em entretenimento e veí­culos de tração (como charretes e carroças), entre outras.

O objetivo do Fórum Animal também é mostrar a importância de assumir um compromisso na prática, incentivando a consciência coletiva de responsabilidade assumida perante o eleitorado. A PAM ainda reforça a necessidade de um acompanhamento permanente desses mandatos, como forma de garantir que as atuações dos polí­ticos eleitos estejam coerentes com seus compromissos de campanha.

Estimativas no Brasil

Embora obter dados concretos sobre a realidade dos animais abandonados ao redor do mundo, incluindo o Brasil, seja um desafio, o relatório do índice de Abandono Animal, um projeto global liderado pela Mars em parceria com especialistas e organizações de bem-estar animal, estima que, por aqui, 30,2 milhões de cães e gatos estejam em condições de abandono.

Desse total, 10 milhões seriam gatos e 20,2 milhões cachorros. Dentre os abandonados, a estimativa é que 177,6 mil cães e 7,4 mil gatos vivam em abrigos pelo paí­s.

Divulgada em abril deste ano, correspondendo aos anos de 2022 e 2023, a pesquisa analisou 930 fontes para selecionar mais de 180 bases de dados em 20 paí­ses. Foram aproximadamente 30 mil pesquisas com tutores e não-tutores de animais de estimação e mais de 200 profissionais entrevistados que trabalham na área de animais não-domiciliados.

Para a análise geral, os números são provenientes de estimativas de animais abandonados, baseados em pesquisas primárias e secundárias conduzidas pela Euromonitor International (EMI), em 2022- 2023, e estimativas de animais de estimação coletadas pela Mars Consumer; Marketing Insights (CMI).

Também foram incluí­das pesquisas com amostras públicas (online e em campo) de tutores e não- tutores de animais de estimação, feitas pela Kantar em 2022, e profissionais do setor de animais de estimação, como abrigos e organizações sem fins lucrativos (ONGs) que trabalham com a falta de moradia para animais de estimação.

Interesse e opinião de eleitores

Gerente técnica do Fórum Animal, a médica veterinária Haiuly Viana acredita que a adesão de candidatos a prefeito e vereador í  Pauta Animalista Municipal é essencial para estimular o interesse e a opinião dos eleitores sobre essa causa.

Para ela, quanto mais candidatos se associarem a compromissos públicos com instituições de proteção animal, como a PAM, “mais eleitores serão impactados na tomada de decisão de futuros representantes que reconheçam, verdadeiramente, a necessidade de incluir os animais em suas ações como prefeitos e parlamentares, caso eleitos”.

í‰ importante destacar que o Fórum Animal luta, constantemente, para que polí­ticas públicas voltadas í  causa de defesa e proteção dos animais sejam construí­das diariamente, a partir da união de esforços em todas as esferas, sejam elas públicas ou privadas.

“A sociedade brasileira precisa de polí­ticos preparados e dedicados para agir em prol dos animais, assim como é necessário que os cidadãos acompanhem e fiscalizem essas ações”, diz Haiuly.

Os candidatos signatários, se forem eleitos, serão acompanhados pelo Fórum Animal. Isso porque a instituição acredita que, além de uma promessa eleitoral, os animais precisam de polí­ticas públicas reais que reconheçam sua dignidade.

Os candidatos interessados em aderir í  Pauta Animalista Municipal também podem acessar
o site https://forumanimal.org para mais informações.

Siga o @patasaoalto no instagram!

Suporte Salvadog ajuda cachorros idosos e com problemas ortopédicos a voltar a andar

 

Mais recentes

Conheça a Nursevet, enfermeiros pet home care que ajudam a salvar vidas

Salvar animais, evitar internação hospitalar do pet, quando possí­vel, e prolongar a qualidade de vida de inúmeros bichos. Essa é a Missão de Miriam de...

Suporte Salvadog ajuda cachorros idosos e com problemas ortopédicos a voltar a andar

Zeca perdeu os movimentos das perdas traseiras. Foi um choque. Com a ajuda de veterinários, fisioterapia e do suporte Salvadog, Zecão, o caramelo resgtatado @patasaoalto,...

A verdade sobre os pit bulls

Esqueça a imagem ruim criada sobre os cachorros da raça pit bull. Extremamente dóceis e fiéis, esses animais foram muito difamados por serem criados da forma...

Guia de Viagem Pet Friendly ensina a voar de avião com seu pet

Quer viajar com seu cachorro ou gatinho e viver os melhores momentos juntos? Viajar com pet não é só colocar o animal no carro e...