Vamos lá!
1) Liderança: Mostre claramente ao cão que o líder é você, ande sempre à frente do cachorro e ser sempre o primeiro a entrar em casa ou passar por portas e portões. Se ele pedir algo (como comida, petisco, passeio), peça que execute algum comando antes.
2) Reforço positivo: O adestramento inteligente envolve a técnica do reforço positivo, muita repetição e nenhuma violência física.
Para o reforço, você pode utilizar brinquedos, petiscos, ou até mesmo um carinho no pet, a cada vez que ele obedecer um comando ou mudar um comportamento que era inadequado
3) Recompensa: Deve ser oferecida imediatamente, caso contrário, o cachorro não irá associá-la à resposta correta a um comando. Por exemplo, se você pediu para o seu cão se sentar e ele o atendeu, a recompensa deve ser oferecida logo em seguida.
4) Comandos: Utilize sempre comandos curtos, como “senta”, “deita” ou “fica”. “Comandos curtos funcionam melhor, pois são mais fáceis do cachorro memorizar e associar com a ação correspondente. É mais fácil que o cão memorize uma única palavra do que frases inteiras.
5) Integre o adestramento na rotina: É fundamental integrar os comandos no dia a dia com o seu cão e exercitá-los ao longo do dia. Sempre que você for fazer um carinho, peça para ele sentar, deitar, dar a pata. Se você dedicar 30 minutos diários para treinar o adestramento, seu cão aprenderá a obedecê-lo e você logo notará a diferença.
As dicas são d do adestrador Cleber Santos, da ComportPet , empresa que oferece desde a adaptação de filhotes e adestramento de animais adultos, até passeios em matilha para sociabilização, hospedagem, musicoterapia, condicionamento e consultoria para proprietários e pet shops. A ComportPet inaugurou em 2016 a Creche e Centro de Treinamento.
Estamos nas redes!
Siga o Patas no Facebook e veja os vídeos mais lindos
Twitter da Maga: Sigam-me os bons!