Por Andrea Miramontes

Prevenção é a saí­da! Surto de leishmaniose ameaça cãezinhos no Brasil

Leishmaniose tem que ser prevenida! E há remédio para isso

Leishmaniose é uma doença muito séria e se alastra no Brasil. A doença, transmitida pela picada do mosquito-palha contaminado, já afetou mais de 45 cãezinhos na região de Campinas, Indaiatuba e Valinhos (SP).

O negócio é prevenir, porque, embora tenha tratamento, não tem cura. O tratamento ameniza os sintomas, tanto para humanos como para os doguinhos.

í‰ bom ressaltar que ninguém pega leishmaniose diretamente do cão. O mosquito tem que picar o cão infectado, e, depois, picar uma pessoa para quem ela também fique doente.

E também não tem que sacrificar o dog, mas sim, prevenir a picada, como explica a veterinária Cecí­lia Barbosa, coordenadora técnica e especialista da Boehringer Ingelheim Saúde Animal.

“Dá para tratar o animal. Mas é um tratamento caro e que vai ser feito pela vida toda, para melhorar a vida do bicho. E vai ter que usar um repelente também durante o resto da vida, pois ele nunca deixa de ser portador da doença”, avisa a especialista.

Saiba como fazer seu gatinho acostumar com coleira e guia

Então, tem que prevenir. O melhor é usar repelentes que também acabem com pulgas e carrapatos, assim, você livra seu amigo de tudo, de uma vez só. A Boehringer lançou o antiparasitário de uso tópico chamado Frontline Tri-Act, que repele o transmissores da Leishmaniose e acaba com os outros parasitas. A gente vai usar aqui no Patas.

Como identificar

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Leishmaniose Visceral está presente em 12 paí­ses das Américas, sendo que 96% dos casos são do Brasil.

Como identificar? A médica explica que cãezinhos com leishmaniose perdem pelos, peso, têm um crescimento acelerado das unhas, problemas oculares e podem morrer, caso não tratados.

Bora evitar que ele pegue a doença, gente!

Siga a gente!

Espie nossa vidinha no Instagram @maguinhadog

Já espiou o novo Patas ao Alto?

Ví­deos fofos! Siga a gente no Facebook

 

Gatinha manine coon cega e inteligentí­ssima busca lar amoroso

Mais recentes

Com 30,2 milhões de cães e gatos abandonados no Brasil, Fórum Animal convida candidatos às eleições a aderirem à causa

A Frente Legal Animalista do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, por meio da iniciativa “Pauta Animalista Municipal (PAM)”, apresenta importantes temas voltados...

Conheça a Nursevet, enfermeiros pet home care que ajudam a salvar vidas

Salvar animais, evitar internação hospitalar do pet, quando possí­vel, e prolongar a qualidade de vida de inúmeros bichos. Essa é a Missão de Miriam de...

Suporte Salvadog ajuda cachorros idosos e com problemas ortopédicos a voltar a andar

Zeca perdeu os movimentos das perdas traseiras. Foi um choque. Com a ajuda de veterinários, fisioterapia e do suporte Salvadog, Zecão, o caramelo resgtatado @patasaoalto,...

A verdade sobre os pit bulls

Esqueça a imagem ruim criada sobre os cachorros da raça pit bull. Extremamente dóceis e fiéis, esses animais foram muito difamados por serem criados da forma...