Eles são minúsculos, agem silenciosamente e podem matar seu cão. Descubra algumas doenças fáceis de prevenir, mas que podem ser fatais, como vermes, carrapatos e mosquitos.
Nem as pulgas são tão inocentes. A picada de pulgas infectadas pode transmitir doenças e vermes aos bichos, a dipilidiose. Se um animal sofre por alta infestação desses parasitas e não é tratado há tempo com um vermífugo, pode morrer.
O lance, gente é prevenir. Então, o Patas ao Alto dá abaixo algumas das doenças mortais e como evitar que seu bicho seja contaminado. As informações se aplicam para cães e gatos.
1.Verme do coração
Chama-se dirofilariose. É uma doença transmitida pela picada de um mosquito infectado. Após a picada, ocorre o ciclo do parasita dentro do animal. Vermes adultos se alojam no coração e pulmão, como conta Camila Camalionte, consultora técnica da Bayer.
Como lidar
A doença pode causar insuficiência cardíaca e doença pulmonar grave, levando o animal à morte. Não é transmissível. Tem cura, após tratamento demorado. Mas o problema é que é silenciosa, e, quando se percebe, pode ser tarde demais.
O caminho para evitar a doença é a prevenção. Doses mensais de remédios de aplicação tópica – na nuca – como o Advocate -, evitam e infestação de uma série de coisas, como pulgas, vermes intestinais, verme do coração, piolhos e sarnas.
Labradora devora bolo de casamento um dia antes da festa
2.Carrapatos mortais
Mais que coceira. A picada de carrapatos infectados por alguns tipos de bactérias e protozoários pode transmitir a “doença do carrapato”.
Os sintomas são diversos! Os cães podem apresentar perda de apetite, emagrecimento, vômito, sangramentos e, se não tratados, podem morrer.
Como lidar
Não existe vacina, mas existem produtos que previnem. É diagnosticada com exame de sangue ou teste sorológico em laboratórios especializados. Quanto antes o diagnóstico, maiores são as chances de cura.
Para prevenir, aposte em Advantage Max3, coleiras carrapaticidas, como a Kiltix, que dura 7 meses, ou a Seresto, coleira que dura até 8 meses, e protege cães e gatos de pulgas, carrapatos, piolhos e também da leishmaniose.
3.Leishmaniose
É uma doença infecciosa grave causada pela picada do mosquito palha. Ele introduz um protozoário no organismo dos animais, provocando uma série de sintomas, que variam de lesões de pele a acometimento de órgãos internos e, se não tratada, leva à morte.
O animal e o humano podem pegar, quando o mosquito-palha pica animais infectados e posteriormente pica animais ou pessoas sadias. Não é transmitido diretamente do contato do dono com seu animalzinho.
Como lidar
Leishmaniose tem tratamento e não é preciso sacrificar o animal. O tratamento com o medicamento Milteforan, melhora na qualidade de vida dos cães com redução significativa da carga parasitária e reduz risco de transmissão.
O ideal é prevenir pois o tratamento é muito custoso e muitas vezes o animal doente precisa de outros medicamentos de suporte que o ajudem a melhorar da doença. Inseticidas e repelentes nos animais são a melhor forma de prevenir a disseminação da doença. Hoje há coleiras que, além de eliminar pulgas e carrapatos, evitam que o mosquito pique o cão ou gato. É o caso da Seresto, da Bayer, que dura oito meses e protege cães e gatos dessa doença tão grave.
Sua casa pode ser mortal
Pulgas e carrapatos são pragas que podem continuar vivendo em um ambiente mesmo sem a presença do bicho. Estima-se que 5% da infestação está no corpo do animal e 95% está no ambiente.
Isso significa dizer que se um cão apresenta 1 pulga ou carrapato presente em seu corpo outras 19 pulgas/carrapatos estão vivendo nesse ambiente. Bastante né?
Além de tratar o bicho, você tem que colocar inseticidas na casa. Tem que tratar, senão o ciclo não pára. São produtos que devem ser aplicados na casa a cada 6 meses no ambiente, como o Fleegard, que acaba com o ciclo de pulgas na casa. Você pode ver todas as indicações dos produtos para prevenir as doenças na página da Bayer Pet.
Estou acompanhando seu site a um bom tempo. Adoro seu site. Obrigado e te desejo muito sucesso
muito bom parabens pelo seu site
Muito energético blog, eu amei que bit.
Haverá uma parte 2?
Este excelente site realmente tem todos os informações
queria disto de assunto e não sabia a quem perguntar.