Um cão gordinho, apesar de parecer fofo, na verdade tem a expectativa de vida menor. Além de diabetes, a gordura em excesso pode desenvolver problemas cardiorrespiratórios e ortopédicos, por não aguentar o próprio peso.
A veterinária Carla Maion, especializada em nutrição e coordenadora técnica da Pet Nutri da Health For Pet, reforça que a expectativa dos bichos porpeta diminui, e conta sobre os problemas de articulação que eles podem ter.
“O excesso de peso pode limitar o movimento e a prática de atividade física, antecipar o surgimento de lesões articulares ou agravar as pré-existentes como em coluna, quadril e ombros”
“O animal pode ter menos tolerância a dias quentes ou durante a prática de atividades físicas, cansaço fácil, ofegância, redução do ritmo e até dificuldade respiratória. A dificuldade respiratória também pode ocorrer à noite, se manifestando na forma de ronquidão”.
Como resolver?
Apenas dieta não é o suficiente. É preciso mudanças de hábitos e a prática de atividades físicas. Estabeleça uma rotina de atividades com seu amigo. Comece com uma caminhadinha leve e vá aumentando.
Você vai ter que reavaliar os hábitos dele, se quiser que seu amigo viva mais e melhor.; Procure ração light, dê a medida certa – há balancinhas que te ajudam a medir os gramas corretos da porção, e corte todos os beliscos extras, como bifinhos e guloseimas.
Sou gordinha tb. Em casa, ao cortar os beliscos, minha mãe me dá cenoura crua e às vezes maçã, entre as refeições, o que faz muito bem para nossa saúde.
Siga a gente!
Espie nossa vidinha no Instagram @maguinhadog
Já espiou o novo Patas ao Alto?
Vídeos fofos! Siga a gente no Facebook
Quer uma gatinha inteligente e doce? Pense na Annie:
É uma gatinha pra lá de especial. Dá um play no post do Insta para você ver.
Espancada na rua, ficou cega de um olhinho. Agora recupera a visão do outro e aguarda um dono.
Annie faz exatamente tudo o que um gatinho normal faz. E ama colo. Adote pelo email amiramontes@gmail.com
No assunto coloque: Adoção Annie: