Governo quer a morte de animais resgatados, Rita Lee, Xuxa e mais famosos protestam
5 de maio de 2020
cachorros idosos
Fique atento aos sintomas de 5 doenças de animais idosos
18 de junho de 2020
Exibir Tudo

Projetos verticais para gatos ajudam a manter a saúde do felino

Tocas no alto, torres para pendurar-se e esconderijos ajudam a manter seu gatinho saudável em casa. Aposte em um projeto de verticalização para os felinos.

A veterinária a especialista em felinos Noely Godoi Pianca, já chegou a ter 40 gatos resgatados na própria casa, e a verticalização salvou os animais.

No projeto da especialista não faltam torres interligadas por pontes, para que possam escalar e que tenham rota de fuga, nichos e escadas.

 

“Meu projeto básico começou com duas escadas, 5 caixas, pontes e duas torres, feitas com compensado nasal e corda de sisal, custou cerca de R$ 900, feito com um marceneiro. Acho esse material melhor que o MDF, que esfarela e o gato pode fazer buraco”, aconselha.

Quem tem apartamento pequeno também pode pensar em estratégias. Existem caminhas que se conectam vidro da janela, sempre telada, nas quais o gato observa o movimento externo, conta a veterinária Lucia Helena Mütschele.

“A curiosidade com o ambiente externo está no instinto do gato. E, como sair de casa não é opção, pois o bicho corre risco atropelamento, envenenamento e doenças virais, colocar um ponto de observação telado para a área externa é uma excelente saída”, completa Lucia.

No vídeo veja o que esses californianos fizeram com sua casa para a dezena de gatinhos que eles resgataram.

A veterinária Fernanda Tafarelo, também especialista em felinos, concorda que a adaptação do ambiente é essencial para a manutenção da boa saúde do gato.

“A verticalização é uma necessidade básica do gato. Não podemos esquecer que é um animal que preserva muito do comportamento natural dele. Muitos problemas de estresse e de saúde pode vir exatamente pelo ambiente que está”, relata.

Ela conta que doenças dos rins, gatos que urinam sangue, além de problemas de pele podem vir pelo estresse.

“Principalmente para quem tem mais de um gato em casa. Eles podem se amar, mas também não se aceitar. É importante terem um canto próprio, com rota de fuga, caso queira se esconder ou fugir”, explica.

Ela fala que o recomendável é colocar prateleiras no alto, pois gatos gostam de ter um ponto alto de observação.

“Cada um faz o projeto dentro do seu orçamento e espaço. Tela de proteção é sempre essencial, depois, pense em prateleiras e escadinhas, o que já alivia muito o estresse”, aconselha.

Como lembra a veterinária Lucia, projetos verticais também ajudam a evitar a obesidade, muito perigosa para felinos.

Siga o Patas ao Alto no Instagram e fique por dentro das notícias e vídeos do Facebook

verticalização para gatos

Muitas vezes nem é preciso furar a parede nem ter grandes espaços para verticalizar apostarverticalização para gatos

gatos

Projetos fofos para casas de gatos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *