por Andrea Miramontes

Cavalos sangram e desmaiam nas ruas de Petrópolis

Estes são os cavalos, na ativa ou abandonados, que você paga para que puxe sua carroça. Quanta diversão. Vale o passeio? Permita-se mudar de ideia

 

Eles sangram, passam o dia sem água e sem comida e são obrigados a puxar charrete o dia todo. Depois, dormem em lugares apertados e com fome. Quando soltos, chegam a comer lixo por desespero.

Cavalos e bodes sofrem para puxar carroças. E o turista paga por isso em Petrópolis (RJ).

Eles chegaram a desmaiar no meio da rua, por exaustão. Gente amada, que graça tem pagar para escravizar um bicho? Por que vocês fazem isso? Os supostos donos dos bichos sei que é pelo dinheiro.

Mas e quem paga por isso? Turistas, que prazer há em ver o sangue do animal?

Bodes. Esses bichos são condenados a puxar carroças com crianças.

Mas que belo exemplo dado a uma criança. Crie assim mesmo, para que ela ache normal a escravidão e crueldade. Para que aprenda a cultivar a soberba de fazer um bicho exausto puxar sua carroça. Por prazer. Sua criança virará um adulto fantástico.

A prefeitura de Petrópolis respondeu as questões de protetores, e o texto está abaixo. E  outras cidades que têm cavalos escravos, como Monte Verde, em MG, onde já vi, além de mais municípios que são destinos de turistas. O que vocês alegam?

Sabe como resolver? No dia em que você, humano, passar a raciocinar e não pagar mais por isso. Só assim.

Na internet, houve uma manifestação. E as pessoas fizeram cartazes, veja os melhores.

+ Curta e veja muito mais no Facebook!

+ Sigam-me os bons. Só os bons

Resposta da prefeitura de Petrópolis

1 – Cavalos desmaiam no meio da rua por exaustão, como na foto

A Prefeitura resgatou um cavalo que caiu por exaustão no dia 11 de junho. Ele foi cuidado pela médica veterinária do Núcleo de Bem-Estar Animal, Rosana Portugal. Está curado e sob a tutela do município. Seu proprietário – um charreteiro que realizava o tradicional passeio de Vitórias no Centro Histórico da cidade – foi punido com a cassação definitiva da licença e perda da posse do animal. Não poderá sequer conduzir outra charrete.

Vale lembrar que o atual governo foi o primeiro a promover a regulamentação da atividade de charretes no mandato anterior, portanto, as medidas estão sendo retomadas para que se possa promover a posse responsável dos animais e o devido cuidado.

2 – Cavalos são encontrados abandonados e com ferimentos

Petrópolis possui bairros com características rurais, e por esse motivo alguns cavalos são encontrados nas ruas, aparentemente em busca de pasto. Mas estes proprietários nada têm a ver com as charretes do Centro Histórico. Nestes casos, o município intervém por meio da Guarda Civil que pode ser acionada pelo telefone 158 para a busca e apreensão do animal. Houve também um caso este ano em que a Guarda foi acionada para resgatar um animal que realmente estava ferido. Novamente o Núcleo de Bem-Estar Animal da Prefeitura esteve presente e resgatou o animal para prover os cuidados necessários. O proprietário não foi encontrado.

3 – Cavalos passam fome e ficam com ossos à mostra, sem que nada seja feito, como na foto também

As fotos mostram dois cavalos: Um que caiu, conforme relato acima. e outro que nada tem a ver com charrete e sim com a irresponsabilidade humana. Como já foi dito, o mesmo foi resgatado, recebeu soro, medicação e teve todo o tratamento através do Núcleo de Bem-Estar Animal.  Infelizmente veio a óbito e sua imagem tem sido utilizada como símbolo.

A Prefeitura não compactua com a irresponsabilidade humana e o Núcleo de Bem-Estar Animal está se organizando para promover campanhas de educação e de posse responsável. O prefeito também já autorizou a transformação do Núcleo em Coordenadoria de Bem-Estar Animal, ligada diretamente ao gabinete.

4 – O veterinário da prefeitura que deveria cuidar dos bichos não está na ativa

A afirmação não é correta. A veterinária Rosana Portugal tem realizado todos os esforços necessários no exercício de suas funções e já promoveu todos os serviços solicitados pela Prefeitura, como exame periódico nos cavalos que conduzem as charretes no Centro Histórico e tarefas educativas de orientação e cuidados com os animais, além de voluntariamente frequentar o curral de apreensão a qualquer hora do dia ou da noite.

5 – Bodes puxam carroças. Nova modalidade. Também tem foto. Isso é permitido? 6 – Em inúmeros lugares já foram aprovadas leis que proíbem carroças, vistas como crueldade. Por que a Prefeitura ainda permite que os bichos trabalhem assim?

Carroças puxadas por animais maltratados é crime. Charretes conduzidas por animais saudáveis e bem tratados não constitui crime. A veterinária Rosana Portugal reitera o convite para conhecer o trabalho realizado em Petrópolis, e lembra que a cidade possui regulamentação dos serviços de charretes (Vitórias) desde 2004. A Prefeitura também promove um serviço, em parcerias com ongs locais, para a castração de animais de rua (cães e gatos) e incentiva o cuidado e a responsabilidade de posse.

 

Veja também

+ Transfusão de sangue rara entre cão e gato salva vida de felino envenenado

+ Cachorra samoieda encontrada em carne viva ganha nova chance

+ Após 30 anos, macacos usados como cobaias ganham a liberdade. Emocione-se!

+ Cão reencontra o dono 6 meses depois. Emocione-se com ele

 + Quer  xeretar o que rola na minha vida?

+ Curtiu o blog? Vire meu amigo no Facebook!

+ Espero você no Twitter

37 COMENTÁRIOS

  1. Meu deus! Como tem gente ruim nesse mundo! Nós humanos estamos acabando com tudo, e isso que é para sermos seres racíonais.
    Cadê a fiscalização?

  2. Realmente é lamentável que isto esteja acontecendo, porém se os cavalos estivessem sendo bem tratados, nao vejo nada imoral em pagar para andar de charrete.
    Crime é o descaso, o exagero, a falta de cuidados e o abandono. Nunca andei de charrete, mas tenho certeza de que se as pessoas soubessem que isso acontece, se negariam a pagar pelo serviço. A indignação nao deve ser voltada aos passageiros mas sim aos responsáveis pelos maus tratos

  3. “Se os escravos fossem bem tratados, eu também não veria nada imoral em trabalharem à força.” Os pontos se ligam??

  4. Meu Deus! Ate quando esses animais serao explorados desse jeito, é inaceitavel ver os cavalos sendo maltratados dessa maneira, sou totalmente contra as carroças na minha opinião isso é tbm um meio de escravizar e maltratar, a proteçao dos animais deveria punir com mais rigor quem cometesse esse tipo de crime, pois afinal trata se de uma vida!:( muito triste!

  5. Estou indignada de ver estes pobres animais judiados desta maneira, será quer a Prefeitura de Petrópolis não vai fazer nada???? Estas pessoas más vão ficar impunes???
    Estes animais não tem quem fale por eles????
    Precisamos nos unir para que as autoridades tomem uma atitude

  6. AONDE ESTA A LEI QUE PROTEGE OS ANIMAIS, TEM QUE FAZER COM OS DONOS DESSES ANIMAIS, A MESMA COISA QUE ELES ESTÃO FAZENDO COM OS BICHO, AFINAL CHORO TROCADO NÃO DOI, CAMBADA DE MISERÁVEIS, DESUMANOS, FALTA DE RESPEITO COM OS BICHOS.

  7. Deviam proibir essas coisas,eles sentem dores,fome,sede como nos,meu Deus .esse povo que paga pra andar neles e tao covarde quanto os donos.

  8. Triste, deprimente e revoltante. Como pessoas podem supor que um animal crivado de sarna, escaras e todo machucado esta tendo algum tratamento mediano (não vou nem dizer bom) e, mesmo assim, o exploram com passeios? Não posso entender essa cegueira de turistas porque sou turista em minhas viagens e jamais acataria algo assim. Desde quando humilhar, subjugar e maltratar animais faz parte de roteiro turístico? Horror!

  9. OLha vcs estao muito enganado cuidamos sim dos cavalos da charret vcs bao save o q ta falando vai ate a gente e ver como e a totiba nossa nao dezejo pra nenhum de vcs.?

  10. Evoluam por favor, parem com essa crueldade estupidamente ignorante de divertirem-se por conta dessa violência desnecessária…EVOLUAM!!!

  11. Se as pessoas pararem de usar as charretes vão ter que arrumar outro emprego, que nso seja a exploração de inocentes animais.

  12. Não estamos desinformados,estamos infelizmente divulgando informações realistas! Isso não ocorre somente com os cavalos de Petropolis, e sim do Brasil inteiro. Onde quer que haja um serviço, alimento ou diversão com animais, infelizmente há crueldade!! Não a charretes!! Animais não são escravos!!

  13. A prefeitura tem que procurar outro tipo de trabalho para essas pessoas, coitados dos bichos, isso não se faz é claramente uma crueldade, tem que acabar em todo o Brasil esse tipo de abuso! Por favor tomem uma atitude! É crime por lei!

  14. Isso de passeio de charrete já devia ter acabado as ruas ficas todas sujas com fezes de cavalos,e não é justo os bichinhos ficão sofrendo pela cidade sem necessidade pra que pra cidade ter turistas e emprego e qualidade de vida pro moradores de Petropolis aonde fica os direitos dos animais ?

  15. É um absurdo uma cidade tradicional e famosa como Petrópolis permitir essas barbaridades com os animais. Convoco a todos os brasileiros a apoiarem o fim dessa crueldade. VAMOS PROTESTAR

  16. Não se admite nos dias de hoje os animais não serem respeitados. Serem maltratados e não lhes prestarem ajuda.Quem faz isto a um animal faz a uma pessoa.

  17. Bom dia!
    Em diversas partes do mundo já vi o uso de carroças e charretes puxadas por cavalos para atender ao turismo….até aí tudo bem, mas o mínimo é que estes animais tenham um tratamento decente, com água, comida e período de descanso. o que está acontecendo na cidade de Petrópolis é abominável!! A própria população deveria intervir, os órgãos públicos, secretaria de turismo, meio ambiente…no mínimo vergonhoso para uma cidade com um passado tão glorioso!!

  18. Tenho uma afeição especial por essa cidade. Mas, não consigo aceitar tal crueldade por parte de seus munícipes e a falta de controle, já que Petrópolis não é uma Cidade tão desinformada assim. Por isso, senhores dirigentes tenham mais cuidado com seus animais. Um país é avaliado pelo tratamento que dá a seus animais. Uma cidade menor pode desenvolver como uma cidade grande é só manter o controle. E numa cidade menor fica mais fácil. É questão de boa vontade !

  19. Simplesmente inadmissível!!!!!!! Essa exploração tem que ter um fim!!!!! Se não tem capacidade de cuidar dos bichinhos e executar um trabalho digno, que não o faça! Na maioria das vezes passamos pelas vitórias e vemos esses pobres cavalos em estado deplorável!!!!! O que adianta querer passar a imagem de ” CIDADE IMPERIAL” com um absurdo desses? Poxa, que ganância humana mais nojenta!!!! A cada dia ficando com mais vergonha de pertencer a essa raça!!!!!

  20. Ex
    ploradores sem respeito aos sentimentos dos animais. Deveria sim estar no lugar deles ,puxando carroça para saber o que esses coitados sofrem No mínimo serem severamente processados.

  21. Em Paquetá, estão usando camisetas com os dizeres: “Paquetá sem cavalos, não existe”. Enfeitam os cavalos, mas eles em alta estação trabalham como cavalos que não merecem ser tratados asim. No inverno, na chuva, no calor de 50 tgraus, eles estão, todos os dias alí, em frene às barcas, esperando, esperando, esperando ou andando, puxando um montão de pessoas sem sensibilidade pela ilha afora. Cansados, magros (muitos) maltratados (alguns, dá pra ver), ~sem descanso, como se fossem máquinas. Ainda bem que, pelo menos em época de não muito movimento, eles vão pra casa na hora certa. Mas liberdade??????????????? O que é isso?????????

  22. Chega de maus tratos aos animais, procuram outro meio de ganhar dinheiro, deixem os cavalos em
    Paz.bodes, etc

  23. Eu quero o telefone de vcs para fazer uma reclamação, tem um cavalo nas ruas ,aqui nos Frias em correas ja foi machucado.

Comentários estão fechados

Latest Posts

Youtube Patas ao alto

This message is only visible to admins.
Problem displaying Facebook posts.
Click to show error
Error: Server configuration issue

Mais recentes

Últimos LadoB Viagem