Gatos vivem até cerca de 14 anos. Mas para que seu gatinho tenha uma vida longa, quatro elementos são fundamentais: vacinas e visitas ao veterinário, água à vontade, ambiente sem estresse e ração das boas.
Não é papo furado. Ração de boa qualidade ajuda a evitar doenças nos rins, a principal causa de morte de felinos. De acordo com a veterinária especialista em gatos, Luciana Deschamps, da clínica Dr. Gato, o felino precisa consumir muito líquido e ter comida com baixo sódio e fósforo.
Ainda bem que, com ciência a favor dos bichos, cada vez mais podemos evitar doenças e ajudar os filhos de fuça a viver mais!
A insuficiência renal acontece quando o gato fica velhinho, aos 9 ou 10 anos. Ou deveria ser só assim, mas muitos sofrem antes do problema. Pode ser por genética, mas, na maioria das vezes, é provocada por péssima comida ou falta de água.
Os rins filtram a corrente sanguínea e mandam resíduos para urina. Quando essa função para, o gatinho passa a beber muita água e urinar mais. Com o tempo, isso leva a infecções, cegueira e morte.
Boa comida e novidade nas rações
Dra. Deschamps explica que um dos vilões de rações ruins é o excesso de sódio, fósforo e corantes. Nas rações superprêmium, os componentes são mais bem-elaborados, inclusive, com menos carboidratos.
Ela indica dar patês de gatos todos os dias aos felinos, aquela ração úmida, que, inclusive, eles amam! Isso é importante, pois no Brasil, ainda se usa a ração úmida com moderação.
De acordo com pesquisa Ibope, encomendada pelo Instituto Waltham, sobre o perfil do dono de gatos, 94% dos tutores de gatos optam por alimentação seca e só 69% por alimentação úmida.
— Dou todos os dias. Coloque ainda uma colherinha de água na ração úmida, que ajuda no total de líquido que o gato tem que tomar por dia.
A veterinária Luciana Peruca, coordenadora científica da Royal Canin, reforça que a comida do gatinho também tem que ser de alta absorção e muito palatável, ou seja , muito cheirosa e gostosa para eles.
— Principalmente se o felino já desenvolveu a doença. Ele precisa de ração com textura atraente. O sachê (pastinha) também contribui para a hidratação.
Ela conta ainda uma novidade excelente para a saúde dos bichanos e que já é incluída em algumas rações, o Ômega 3.
— Ajuda a preservar a função dos rins e tem ação anti-inflamatória. Também ajuda na pele e articulações.
Vegetais X bicho carnívoro
Em casa, os humanos são vegetarianos, mas nós, cachorros e os gatinhos, não.
Para Diógenes Silva, gerente de produto da Naturalis, o incremento dos vegetais na alimentação dos gatos proporciona um grande ganho de vitaminas e minerais que fazem muito bem à saúde do animal. Mas ele lembra que gatinhos comem carne, sim.
— Felinos são carnívoros. Eles dependem de uma quantidade grande de proteínas se comparado ao consumo dos cães e até mesmo ao nosso. Por isso, é importante contar com uma ração para gatos com todos os ingredientes em quantidades equilibradas.
*Estamos nas redes 🙂