por Andrea Miramontes

Dory, a peixinha azul, é linda no oceano, não em aquário!

 

Sim, a peixinha azul da estreia da semana, Procurando Dory, é linda de morrer. Mas não é brinquedo e nem deve ser mantida em aquário. ela é linda onde mora, lá na barreira de corais.

De acordo com a ONG Saving Nemo Conservation Fund, criada por causa da imensa e triste compra de peixes-palhaços após o sucesso do primeiro filme da franquia – Procurando Nemo, em todo o mundo houve um aumento de 40% nas vendas do peixe-palhaço, o Nemo (gênero Amphiprion).

Teve gente louca que chegou a caçar os peixinhos nos corais onde eles vivem, no Oceano Pacífico.

As informações são da Agência Estado. Ao jornal, Miguel Mies, pesquisador associado do Instituto de Oceanografia da Universidade de São Paulo (USP) e especialista no cultivo em cativeiro de espécies ornamentais, falou sobre o problema.

“É uma situação complexa. Peixes ornamentais como os das espécies da Dory e do Nemo vivem em recifes de corais no litoral de países pobres do Pacífico, como Ilhas Cook, Filipinas, em que as populações são muito dependentes dos recursos marinhos. A coleta é feita quase sem controle, em alguns casos eles usam cianeto para pegar os peixes e vendem por preços baixos para grandes exportadores”

Dory é uma blue tang (Paracanthurus hepatus), de cuidado cdelicado. Ela chega a 15 centímetros e requer grandes aquários, de 300 litros. Se o aquário não for muito bem cuidado, o bicho pode facilmente morrer.

Nada de aquário, gente. Se amam Dory, deixem a peixinha viver em liberdade onde está.

 

Curte histórias emocionantes? Vire nosso amigo no Facebook!

Sigam-me os bons

Latest Posts

Youtube Patas ao alto

Esta mensagem é visível apenas para administradores.
Problema ao exibir posts do Facebook.
Clique para mostrar o erro
Erro: Problema de configuração do servidor

Mais recentes

Últimos LadoB Viagem