por Andrea Miramontes

Fique atento aos sintomas de 5 doenças de animais idosos

Cães e gatos vivem pouco. E, pela vida curta, ficam idosos muito cedo.

Para prolongarmos a vida com qualidade, o tutor deve ficar atento a sintomas doenças típicas do envelhecimento, que podem começar a partir dos 7 anos.

“A  partir dos 10 se intensifica. Se no humano fazemos exames periódicos anuais, não podemos esperar um ano para fazer nos animais. Indico, no máximo, a cada 4 ou 6 meses”, diz a veterinária Lucia Helena Müstschele, especializada em home care.

Entre os exames a serem feitos regularmente estão o completo de sangue, ultrassom abdominal e raio-x de tórax.

E entre as doenças mais comuns,  as degenarativas do coração, renal,  de coluna e articulação, de fígado e mais orgãos, além do Alzheimer.

Logo abaixo, veja os primeiros sinais de que algo não está certo e que algum tratamento deve começar o quanto antes.

https://www.instagram.com/p/CBigrhpn8Dt/

 

1 – Alzheimer

Pode acontecer acima dos 10 anos. “Os cães começam a ficar alheios ao ambiente, não percebem que estamos chamando, ficam parados olhando para parede ou para água”, explica dra Lucia.

Para prevenir, com 8 ou 9 anos o tutor pode entrar com antioxidantes receitados pelo veterinário.

2 – Doença renal crônica

Fique atento se o animal começar a beber muita água, fazer muito xixi e ter menos fome.

Há dietas específicas para tratar desde o início e prolongar a vida do bicho.

3 – Problemas cardíacos

Fique atento a tosse seca e contínua. Se tiver, os exames complementares vão identificar qual é a causa, para ter o tratamento exato.

4  – Artroses e degeneração de coluna

Atenção máxima ao animal que não consegue mais se levantar com facilidade, anda mais devagar, tem alteração na marcha ou não consegue mais subir no sofá.

Ele pode estar com degeneração nas articulações ou problemas de coluna, como bico de papagaio, alteração de disco entre outros.

Dói muito, gente, tem que tratar.

Para doenças degenerativas, há t suplementos vitamínicos, acupuntura, fisioterapia, e a prevenção de manter a musculatura boa para segurar a parte ósseo articular

“É muito importante manter a  massa muscular, pois os idosos perdem com o tempo”, ressalta Lucia.

5 – Tumores

Tumores podem acontecer em orgãos ou na pele. Muitas vezes, nota-se um caroço, mas a pessoa acha que é só um nódulo ou cisto.

Qualquer alteração deve ser investigada.

Maga teve manchas vermelhas na pele da barriga, como se fossem grandes verrugas, que cresciam. No final das contas, eram tumores e operamos.

Se deixa crescer demais, na hora da cirurgia a margem grande de segurança aumenta. Muitas vezes, depois exige quimioterapia.

 

Para uma vida melhor com seu amor de fuça, siga o Patas ao Alto

 

Instagram:

https://www.instagram.com/p/B9ZDiePHt-R/

 

Facebook Patas ao Alto:

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor entre com o seu comentário
Por favor digite o seu nome

Latest Posts

Para ajudar o patas a salvar vidas, doe aqui:

This error message is only visible to WordPress admins
There has been a problem with your Instagram Feed.

Youtube Patas ao alto

This message is only visible to admins.
Problem displaying Facebook posts. Backup cache in use.
Click to show error
Error: Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons. Type: OAuthException
Ninhada! Mistura de golden pra doação urgente e lar temporário em SPFalar com Lara - 11 94986-1313😰Cinderela e seus 5 bebês sobreviventes (três morreram).Foi resgatada após uma briga entre seus ex-tutores. Ela e outro doguinho.O ex-"pai" ameaçou de matá-los (ela, o outro cachorrinho e dois gatos), caso a sua ex-"mãe" não voltasse para casa. O lixo do homem colocou em risco os animais. Os vizinhos entraram na briga e salvaram os 4. Cinderela e o Tony vieram para mim @laracschulze com um pedido de socorro urgente, porém Cinderela já estava prenha. Lá no hotel ela deu cria e nasceram 8 bebês, mas três não resisitiram e então eu trouxe todos para minha casa para que ganhassem peso, saúde e, claro, famílias maravilhosas que queiram adotá-los. Todos são lindos. Cinderela é uma Golden Retriver "fake" (rsrsr) e é linda. Os bbs apaixonantes.❗️ falar com @laracschulze - 11 94986-1313.#adote #adocaoresponsavel #patasaoalto ... See MoreSee Less

3 months ago  ·  

View on Facebook

Mais recentes

Últimos LadoB Viagem