Leishmaniose é uma doença muito séria e se alastra no Brasil. A doença, transmitida pela picada do mosquito-palha contaminado, já afetou mais de 45 cãezinhos na região de Campinas, Indaiatuba e Valinhos (SP).
O negócio é prevenir, porque, embora tenha tratamento, não tem cura. O tratamento ameniza os sintomas, tanto para humanos como para os doguinhos.
É bom ressaltar que ninguém pega leishmaniose diretamente do cão. O mosquito tem que picar o cão infectado, e, depois, picar uma pessoa para quem ela também fique doente.
E também não tem que sacrificar o dog, mas sim, prevenir a picada, como explica a veterinária Cecília Barbosa, coordenadora técnica e especialista da Boehringer Ingelheim Saúde Animal.
“Dá para tratar o animal. Mas é um tratamento caro e que vai ser feito pela vida toda, para melhorar a vida do bicho. E vai ter que usar um repelente também durante o resto da vida, pois ele nunca deixa de ser portador da doença”, avisa a especialista.
Saiba como fazer seu gatinho acostumar com coleira e guia
Então, tem que prevenir. O melhor é usar repelentes que também acabem com pulgas e carrapatos, assim, você livra seu amigo de tudo, de uma vez só. A Boehringer lançou o antiparasitário de uso tópico chamado Frontline Tri-Act, que repele o transmissores da Leishmaniose e acaba com os outros parasitas. A gente vai usar aqui no Patas.
Como identificar
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Leishmaniose Visceral está presente em 12 países das Américas, sendo que 96% dos casos são do Brasil.
Como identificar? A médica explica que cãezinhos com leishmaniose perdem pelos, peso, têm um crescimento acelerado das unhas, problemas oculares e podem morrer, caso não tratados.
Bora evitar que ele pegue a doença, gente!
Siga a gente!
Espie nossa vidinha no Instagram @maguinhadog
Já espiou o novo Patas ao Alto?
Vídeos fofos! Siga a gente no Facebook
Gatinha manine coon cega e inteligentíssima busca lar amoroso
Oi bom dia,tenho duas cachorrinhas e não tenho condições de castrar .Gostaria de uma orientação como proceder em relação a isso.E a quem devo recorrer.Desde já agradeço a atenção.
Oi bom dia,tenho duas cachorrinhas e não tenho condições de castrar .Gostaria de uma orientação como proceder em relação a isso.E a quem devo recorrer.Desde já agradeço a atenção.
vc pode castrar gratuitamente na ZOONOZE do seu municipio e gratuio,só ligar e agendar a castração!!!!
Gostaria de mais informações aonde moro os médicos veterinários que cuidam dos bichinhos não temos aqui.