por Andrea Miramontes

Tortura a bichos em vaquejada e rodeios: você pode ajudar a impedir!

Enfiar uma espora na barriga do cavalo para que ele corra desesperado, a fim de ajudar o peão a derrubar com violência uma vaca aterrorizada na arena. Quanto mais violento, mais pontos eles ganham. Maltratar animais é esporte? Orgulho nacional?

É  brutalidade. Daqui a uns anos, olharemos para a vaquejada como olhamos hoje para a arena de gladiadores, que enfrentavam e tinham que matar ursos e leões com espadas, em um massacre sangrento exibido a uma platéia ensandecida.

Hoje perguntamos: mas como essa ignorância acontecia e era aplaudida? Temos a chance de proibir agora.

Um projeto a ser votado hoje quer que essa crueldade vire Patrimônio cultural. Você tem orgulho do sofrimento?

O PLC 24 a favor da vaquejada e rodeio está em votação. E você pode e deve ajudar a derrubar. Tem até um projeto que criminaliza a prática, e este sim, tem mais de 90% de aprovação da população.

Escreva um email para estes endereços abaixo com este conteúdo, só copiar e colar:

Assunto: Repúdio ao PLC 24/2016

Prezados Senadores e Senadoras.

Aproveito o pedido de vistoria ao PLC 24/2016 para reafirmar que o repudio com veemência e solicitar o estudo com a máxima cautela sobre o assunto.
Peço que, por favor, atentem às duas consultas públicas feitas pelo próprio Senado, que mostram como a sociedade diz NÃO a estas práticas cruéis com os animais:

– Primeiramente sobre este próprio PLC 24/2016:  https://www12.senado.leg.br/ecidad…/visualizacaomateria

– A segunda sobre o PLS 250/2015 sobre defesa e bem-estar animal, ao qual criminaliza estas práticas como crueldade e tem mais de 90% de aprovação em consulta pública: https://www12.senado.leg.br/ecidad…/visualizacaomateria

Além das consultas públicas feitas pela mídia, todas mostrando que a população em geral é contrária a este PLC.

Tortura não é cultura! Ainda mais esta prática importada dos EUA, seria uma afronta à cultura nacional (tão rica em sua diversidade genuína) torná-la patrimônio imaterial do Brasil.

Além disso, rodeios, vaquejadas e afins constituem crime ambiental segundo o Artigo 225 da nossa Constituição Federal, afinal, boi só pula porque está estressado (não é um comportamento natural do animal), boi só foge porque tem medo. Milhares de laudos, quebra de membros e até mesmo comuns sacrifícios de animais que participam destas práticas atestam os maus tratos.

Um “esporte” onde um dos competidores não escolheu participar, não é esporte. É tortura, é escravidão, crueldade e maus tratos!

Contamos com o seu apoio para representar os anseios da sociedade como um todo e não apenas daqueles que se beneficiam com as práticas.

Obrigado.

[SEU NOME]

E-mail dos senadores (só copiar e colar):

imprensa@senado.leg.br; acir@senador.leg.br; aecio.neves@senador.leg.br; aloysionunes.ferreira@senador.leg.br; alvarodias@senador.leg.br; ana.amelia@senadora.leg.br; angela.portela@senadora.leg.br; antonio.anastasia@senador.leg.br; antoniocarlosvaladares@senador.leg.br; joao.capiberibe@senador.leg.br; katia.abreu@senadora.leg.br; lasier.martins@senador.leg.br; lindbergh.farias@senador.leg.br; lidice.mata@senadora.leg.br; lucia.vania@senadora.leg.br; magno.malta@senador.leg.br; marcelo.crivella@senador.leg.br; marta.suplicy@senadora.leg.br; omar.aziz@senador.leg.br; otto.alencar@senador.leg.br; paulo.bauer@senador.leg.br; paulopaim@senador.leg.br; paulo.rocha@senador.leg.br; raimundo.lira@senador.leg.br; randolfe.rodrigues@senador.leg.br; reginasousa@senadora.leg.br; reguffe@senador.leg.br; renan.calheiros@senador.leg.br; ricardo.ferraco@senador.leg.br; ricardo.franco@senador.leg.br; roberto.requiao@senador.leg.br; robertorocha@senador.leg.br; romero.juca@senador.leg.br; romario@senador.leg.br; ronaldo.caiado@senador.leg.br; rose.freitas@senadora.leg.br; simone.tebet@senadora.leg.br; sergio.petecao@senador.leg.br; tasso.jereissati@senador.leg.br; telmariomota@senador.leg.br; valdir.raupp@senador.leg.br; vanessa.grazziotin@senadora.leg.br; vicentinho.alves@senador.leg.br; waldemir.moka@senador.leg.br; pinheiro@senador.leg.br; wellington.fagundes@senador.leg.br; wilder.morais@senador.leg.br; zeze.perrella@senador.leg.br

Justiça proíbe vaquejada e prova do laço em Barretos

26 COMENTÁRIOS

  1. O argumento dos que adoram vaquejada é que ela é cultural. Acontece que a em seus primórdios e essência a vaquejada era apenas um entretenimento entre vaqueiros que derrubavam a vaca. Hoje evoluiu como “pratica esportiva”, competitiva e lucrativa apenas para os investidores. Os animais são transportados e largados em pátios dias antes e seguintes ao período da vaquejada. Esse transporte e “exposição” não são “passeios” para estes animais que ficam destratados em todo o período da vaquejada, sem adentrarmos na prática em si, quando “técnicas e macetes” forçam o animal à correr (diga-se de passagem, que em tempos de seca o animal naturalmente já fica debilitado) para derrubá-lo, às vezes arrancando até o rabo. Se quebra perna ou qualquer outra parte, é arrastado para o sacrifício, sem nenhum pudor. O animal que sobrevive chora – literalmente, à morte de seu semelhante.
    A ministra Carmem foi feliz ao expressar que cultura se transforma, adquire olhares, ritos e valores que buscam o melhor para a vida social (e por que não animal?).
    Proibição à vaquejada! Assim como a farra do boi – outro mal que não tem mais lugar no homem e sociedade civilizados.

  2. Sou totalmente contra qualquer tipo de maus tratos a animais. Um basta a Vaquejada, a rodeios e qualquer evento que maltrate animais indefesos!
    Sou Nordestina, Pernambucana e totalmente contra esta tortura a animais; que muitos chamam de “cultura”; que de Cultura não tem nada”…
    Não adianta querer provar que não existem maus tratos, pois o Supremo, baseado em provas, já definiu estes eventos como inconstitucionais!
    Já participei destes eventos e as atrocidades cometidas contra animais indefesos, são inimagináveis!
    Isto precisa mudar já! Vivemos em outro mundo e a população não aceita estas covardias!
    Um basta a esta crueldade contra animais!!!

  3. UMA DECEPÇÃO HUMANA PENSAR QUE ESSA AGRESSÃO CONTRA AOS ANIMAIS É ALGO INOCENTE , É COLOCAR A HUMANIDADE CADA VEZ MAIS NA MEDIOCRIDADE .
    PENSO QUE AS PESSOAS , NEM DEVERIAM QUESTIONAR SOBRE A MÍNIMA HIPÓTESE DE
    ISSO CONTINUAR ACONTECENDO , SERIA UM DESASTRE TOTAL DO SER HUMANO !!

  4. Sou totalmente contra a tortura dos animais em vaquejadas e rodeios. Vamos acabar com essa tortura urgente!!!!!!!!

  5. Para aqueles que descordam , deviam demonstrar o que sente este animais, trocando-os de lugar os vaquejadores…. quem sabe mudariam de ideia logo na primeira fase..

  6. tem que acabar mesmo, isso so serve para divertir os sadicos, que gosta de ver o sofrimento alheio. e tortura e como toda tortura deveria ser pinido. JA ESTA MAIS QUE NA HORA DE CRIAR UMA LEI CRE PROTEJA OS DIREITOS DOS ANIMAIS. POR MIM JA DEVERIA TER ACABADO COM ESSA TAL DE VAQUEJADA.

  7. É UMA CRUELDADE, UMA BARBARIDADE CONTRA OS ANIMAIS. PROIBAM DEFINITIVAMENTE ESSA TORTURA. DIVERSÃO COM DOR NÃO COMBINA.

Comentários estão fechados

Latest Posts

Youtube Patas ao alto

This message is only visible to admins.
Problem displaying Facebook posts.
Click to show error
Error: Server configuration issue

Mais recentes

Últimos LadoB Viagem