por Andrea Miramontes

Vai adotar? Seis dicas para ser um tutor responsável

Vamos adotar! Decidido, agora  é preciso ter em mente alguns cuidados básicos para a  posse responsável, o como cuidar bem do seu filho de fuça.

Com a ajuda de Karin Botteon, médica veterinária da Boehringer Ingelheim,  o blog reúne aqui dicas sobre saúde, segurança e qualidade de vida dos bichos.

1- Visitas ao veterinário

Assim como os seres humanos, cães e gatos também precisam de acompanhamento médico pelo menos uma vez ao ano, quando você aproveita para dar uma geral e colocar as vacinas em dia.

Ele também vai ajudar em quando e como utilizar vermífugos, evitar pulgas e carrapatos e mais parasitas que podem transmitir doenças aos peludos.

2 – Vacinação em dia

Cães e gatos precisam vacinarr todos os anos. Leptospirose, cinomose, hepatite infecciosa e parvovirose são alguns dos perigosos inimigos. Sem contar a vacinação contra a raiva, que além de obrigatória, é um exemplo claro da importância da prevenção.

Neste ano, por exemplo, foram registradas poucas ocorrências de raiva no Brasil e a vacinação tem um papel importante nestes dados.

3 – Passeios constantes

Ninguém quer ficar trancado em casa a vida toda, e seu cão precisa passear.

Ao sair, use coleira com identificação e guia. Assim você evita brigas, perda do bicho ou mesmo que ele coma algo estragado ou mesmo envenenado pelo chão. Também evite os horários muito quentes, pois o asfalto pode queimar a patinha do seu bicho.

Gatinhos também passeiam e até viajam! É só acostumá-los à coleira:


4 – Proteção contra pulgas, carrapatos e leishmaniose

Os parasitas podem transmitir doenças aos cães e gatos. A prevenção é a melhor estratégia, com remédios tópicos ou orais.

Os cães também devem ser protegidos contra picada de mosquitos. A Leishmaniose Visceral, uma terrível zoonose causada por um protozoário (Leishmania) é transmitida pela picada do mosquito-palha ou birigui.

O cão não transmite, mas pode passar a vida toda doente. O mosquito pica o cão, que é reservatório da doença, e depois pica a pessoa, efetuando a transmissão de um para o outro.

Embora exista tratamento para a Leishmaniose Visceral, a doença não tem cura e pode deixar sequelas nos animais infectados. O melhor é prevenir. O Frontline Tri-Act, exclusivo para cães, age contra pulgas e carrapatos e como repelente do mosquito, em até 30 dias.

5) Banhos e escovação

São essenciais. Mas a frequência muito alta de banhos pode prejudicar a saúde da pele e trazer problemas ao pet. Com exceção de banhos terapêuticos, indicados pelo médico veterinário para tratamento, uma frequência aceitável é a de intervalos quinzenais.

Cuidado com a proteção dos ouvidos durante o banho. O uso de produtos específicos para animais também é indicado, pois a pele tem PH diferente e pode sofrer irritações com o uso de produtos para seres humanos.

A escovação é sempre bem vinda tanto para cães quanto para gatos, pois ajuda a eliminar os pelos mortos e diminui o acúmulo de pelos no ambiente.

Gatinhos em especial, engolem muitos pelos mortos por se lamberem. Esses pelos podem se misturar a gorduras e alimentos e formar uma massa compacta, a famosa “bola de pelo” no estomago ou intestino do bichano.

Portanto, a escovação é bastante benéfica para os gatos.

6) Alimentação

Deve-se sempre evitar alimentos de humanos para cães e gatos e opte por uuma ração de boa qualidade e balanceada. Alguns alimentos como o alho, a cebola e chocolate São tóxicos para cães e gatos.

Outro importante fator é o aumento da incidência de obesidade em cães e gatos. Oferecer dietas não balanceadas e em excesso contribui para o ganho de peso e, consequentemente, para problemas de saúde do pet.

Veja mais dicas diárias no Instagram do Patas ao Alto!

 

1 COMENTÁRIO

Comentários estão fechados

Latest Posts

Para ajudar o patas a salvar vidas, doe aqui:

Youtube Patas ao alto

This message is only visible to admins.
Problem displaying Facebook posts. Backup cache in use.
Click to show error
Error: Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons. Type: OAuthException
Ninhada! Mistura de golden pra doação urgente e lar temporário em SPFalar com Lara - 11 94986-1313😰Cinderela e seus 5 bebês sobreviventes (três morreram).Foi resgatada após uma briga entre seus ex-tutores. Ela e outro doguinho.O ex-"pai" ameaçou de matá-los (ela, o outro cachorrinho e dois gatos), caso a sua ex-"mãe" não voltasse para casa. O lixo do homem colocou em risco os animais. Os vizinhos entraram na briga e salvaram os 4. Cinderela e o Tony vieram para mim @laracschulze com um pedido de socorro urgente, porém Cinderela já estava prenha. Lá no hotel ela deu cria e nasceram 8 bebês, mas três não resisitiram e então eu trouxe todos para minha casa para que ganhassem peso, saúde e, claro, famílias maravilhosas que queiram adotá-los. Todos são lindos. Cinderela é uma Golden Retriver "fake" (rsrsr) e é linda. Os bbs apaixonantes.❗️ falar com @laracschulze - 11 94986-1313.#adote #adocaoresponsavel #patasaoalto ... See MoreSee Less

4 months ago  ·  

View on Facebook

Mais recentes

Últimos LadoB Viagem